Braskem celebra formatura de 42 alunos do curso de Montador de Andaime em Duque de Caxias
- set 25, 2025
Iniciativa do projeto "Inovar para Construir" promove capacitação técnica gratuita e desenvolvimento humano, fortalecendo competências e transformando realidades na região
O auditório da Firjan em Duque de Caxias foi palco no último dia 19 de setembro, da formatura de 42 alunos que concluíram o curso de Montador de Andaime, promovido pela Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, em parceria com o Sistema Firjan (SESI/SENAI). A iniciativa que faz parte do Programa de Qualificação Profissional da Braskem, reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento técnico e humano das comunidades onde atua.
O curso, totalmente gratuito e certificado pelo SESI/SENAI/Firjan, teve carga horária de 256 horas e ofereceu aulas presenciais com foco no aprendizado prático de técnicas de montagem de andaimes, normas de segurança e boas práticas do setor da construção civil. Além da capacitação técnica, os participantes receberam acompanhamento voltado ao desenvolvimento de competências socioemocionais, fortalecendo habilidades como trabalho em equipe, disciplina e responsabilidade.
“A capacitação técnica é uma ferramenta poderosa, mas o que realmente transforma vidas é o conhecimento aliado ao desenvolvimento pessoal. Cada aluno que conclui este curso sai com habilidades que fortalecem sua autonomia e confiança, contribuindo para o crescimento da comunidade como um todo”, destaca Camila Ramos Pinheiro, analista de Relações Institucionais da Braskem Rio de Janeiro.
Leia também: COLUNA: O que é Inexigibilidade de Licitação?
Leia também: Petrobras anuncia investimentos em ações socioambientais no Rio
O curso teve início em maio, com inscrições abertas a moradores da região que atenderam a critérios de interesse na área e disponibilidade de horário. Durante esses meses, os alunos se dedicaram às aulas teóricas e práticas, participando de atividades que simularam situações reais do ambiente de trabalho e reforçaram a importância da segurança e da eficiência.
Para a Braskem, iniciativas como essa representam um investimento contínuo em educação e capacitação, com impacto direto na qualidade de vida e no desenvolvimento pessoal dos participantes. A formatura marca não apenas a conclusão de um ciclo de aprendizado, mas também a celebração de conquistas individuais e coletivas que contribuem para o fortalecimento da comunidade de Duque de Caxias.
Leia também: Caixa tem lucro de R$ 8,9 bilhões no primeiro semestre de 2025
Leia também: Governo do RJ prepara maior ativação internacional da sua história em feira na Argentina
“Mais do que preparar profissionais, queremos formar pessoas mais confiantes e preparadas para enfrentar desafios. Investir em capacitação é investir em transformação social, e é gratificante ver o empenho e a evolução de cada aluno ao longo desta jornada”, complementa Camila.
O encerramento desta turma reforça a continuidade do compromisso da Braskem com ações de educação, capacitação e desenvolvimento humano, fortalecendo a integração entre empresa e comunidade e contribuindo para o futuro das regiões onde está presente.
Leia também: Brasil anuncia US$ 1 bilhão para fundo de florestas tropicais