Plastitroque mobiliza estudantes de Duque de Caxias e transforma resíduos em benefícios
- dez 05, 2025
Ações realizadas na E.M. Jayme Fichman e no CIEP 318 Paulo Mendes Campos beneficiam mais de 420 pessoas e reforçam a importância da economia circular no município
As últimas semanas foram marcadas por mais um movimento coletivo em prol da sustentabilidade em Duque de Caxias. As edições do Plastitroque realizadas na E.M. Jayme Fichman e no CIEP 318 Paulo Mendes Campos mobilizaram alunos, famílias e funcionários, incentivando a destinação correta de resíduos plásticos e a troca por benefícios. Ao todo, mais de 420 pessoas participaram da ação, que integra a agenda de educação ambiental promovida pela Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas.
A iniciativa reforça o papel da comunidade escolar como agente transformador e aproximou ainda mais crianças e adultos dos conceitos de reciclagem, reaproveitamento e responsabilidade compartilhada. As atividades incluíram coleta de materiais plásticos, orientações sobre descarte adequado e troca por brindes, promovendo um ciclo virtuoso de engajamento e conscientização.
Leia também: Braskem fortalece soluções sustentáveis em Duque de Caxias
Leia também: Braskem registra EBITDA recorrente de R$ 818 milhões no 3T25, alta de 91% frente ao 2T25
Segundo Thais Romar Minelli Rodrigues, coordenadora de Relações Institucionais da Braskem Sudeste, ações como essa têm impacto direto na construção de hábitos sustentáveis. “O Plastitroque é uma forma concreta de mostrar que cada pessoa pode contribuir para um meio ambiente mais equilibrado.
Quando aproximamos escolas e famílias desses conceitos, ajudamos a formar uma geração mais consciente e fortalecemos a economia circular nos territórios onde atuamos.”
Leia também: Empreendedoras Braskem: Mulheres que transformam comunidades
Leia também: COLUNA: A Inexequibilidade no Pregão
Desde a sua criação, em 2019, o Plastitroque já promoveu a arrecadação de mais de 62 toneladas de resíduos plásticos em comunidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia e Alagoas. A cada edição do projeto, a Braskem reforça seu compromisso em unir educação ambiental, desenvolvimento social e sustentabilidade nos territórios onde está presente.
Para Saville Alves fundadora da Solos e parceira da Braskem na execução desse projeto “o engajamento das crianças no evento mostra que a sustentabilidade é para todos. Através de uma dinâmica lúdica e divertida, integramos o processo de aprendizagem e formação cidadã a sua realidade”, conclui.
Tags



