Inea promove ações emergências no interior do estado para mitigar impactos das chuvas
- fev 08, 2026
Técnicos e maquinários estão mobilizados atendendo cidades do norte ao sul fluminense
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) mobilizou técnicos e maquinários, neste fim de semana, para atuar em frentes de serviços emergenciais voltadas à redução dos impactos causados pelas chuvas que atingem o Estado do Rio de Janeiro, especialmente no interior fluminense. As ações contemplam municípios como Porciúncula, Paraíba do Sul, Engenheiro Paulo de Frontin e Laje de Muriaé, além de frentes emergenciais já em andamento na Baixada Fluminense e na Região Serrana desde o final de janeiro.
Neste domingo (8/1), o Inea enviou quatro caminhões, uma escavadeira, uma retroescavadeira e um vacall – caminhão de alta tecnologia equipado com sistema de sucção a vácuo – para o município de Engenheiro Paulo de Frontin, no Centro-Sul Fluminense. Já Laje de Muriaé, uma das cidades mais afetadas pelas fortes chuvas no Noroeste Fluminense, recebeu, no sábado (7/1), uma retroescavadeira, uma escavadeira e um caminhão-pipa para apoio às ações emergenciais.
Leia também: ADJORI-RJ lança série de webinars “Caminhos do Conhecimento” a partir de fevereiro
Leia também: Governo do Estado deflagra segunda etapa da Operação Impacto em Duque de Caxias
– O Governo do Estado, por meio do Inea, mantém atuação permanente e coordenada para mitigar os impactos das chuvas em diferentes regiões do território fluminense. Esse trabalho contribui para a prevenção de riscos e a proteção da população – destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Desde o dia 20 de janeiro, o Inea vem promovendo ações emergenciais em municípios do norte ao sul do estado. Ao todo, mais de 50 maquinários foram distribuídos para atendimento às cidades impactadas pelas chuvas, incluindo municípios das regiões Sul, Serrana, Norte e Noroeste, além da Baixada Fluminense e Médio Paraíba.
Leia também: Estado do Rio registra mais de R$ 283 bilhões em investimentos privados em 2025
Leia também: Balança comercial do Estado do Rio registra superávit de US$ 2,3 bilhões em janeiro
Monitoramento em tempo real
Por meio do sistema Alerta de Cheias, o Inea informa as autoridades e população sobre a possibilidade de chuvas intensas e inundações graduais (cheias) que possam causar perdas humanas e materiais.
O sistema conta com uma rede de estações telemétricas e de radares meteorológicos que enviam, em tempo real, dados de chuva e do nível dos rios monitorados. Na Sala de Situação do Inea, a quem cabe o monitoramento e o envio de alerta de cheias em apoio às Defesas Civis na prevenção de desastres, meteorologistas e técnicos da área acompanham as condições de tempo e o nível dos rios monitorados 24 horas por dia.
Tags



