O prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, esteve em Xerém, na última terça-feira (3), acompanhado do vice Laury Villar, secretários municipais, bem como do engenheiro Irinaldo Cabral, do Inea e do promotor José Marinho Paulo Júnior. O objetivo era dar continuidade à negociação para a saída dos moradores que estão em área de risco as margens do Rio João Pinto. As famílias deverão ser retiradas no menor prazo possível, segundo o prefeito, e para isso está sendo oferecido o pagamento do aluguel social ou um dos apartamentos do condomínio Pádua, no bairro Nossa Senhora do Carmo, que faz parte do programa federal Minha casa, Minha Vida.
Segundo Cardoso, não é possível mais permitir que as famílias continuem ocupando um imóvel na beira do rio e correndo o risco em caso de temporal de serem afetados, como aconteceu no início deste ano naquela área do quarto distrito. “Queremos concluir de uma vez a retirada destas pessoas das áreas de riscos. Entendo que a maioria resida no local há muitos anos, entretanto não podemos permitir que coloquem suas vidas em perigo. Se for o caso veremos com o Inea se será possível pagarmos a indenização do imóvel", explicou.
- Não temos a intenção de entrar na justiça para retirar estas pessoas dos imóveis, mas queremos uma solução até o natal – completou o prefeito. “Por isso, teremos uma nova reunião nos próximos dias com o Ministério Público e com o Inea com a finalidade de definir esta situação. Desde o início deste ano, já realizamos diversas ações visando retirar os moradores de áreas de risco, seja pagando o aluguel social para 178 famílias ou ter colocado 100 moradores em apartamentos do programa Minha casa, minha vida. Neste momento, são 10 residências que estão em situação de maior perigo, e é com elas que estamos mais preocupados", disse o prefeito.


