Encontro reuniu prefeitos de diversas cidades do mundo para construir alinhamentos regionais e articulações multilaterais
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Relações Internacionais, participou da ‘Mesa de Diálogo de Líderes Locais sobre Justiça Climática – Caminho para a COP30’, promovida pela Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (FLACMA) e pela Associação Brasileira de Municípios (ABM), presidida pelo prefeito Washington Quaquá. O encontro, que ocorreu na terça-feira (04/11), teve como objetivo construir alinhamentos regionais e articulações multilaterais rumo à conferência do clima, que vai acontecer em Belém-PA.
Participaram da mesa de diálogo lideranças políticas locais, representantes de organizações civis e atores estratégicos do debate climático da América Latina em um hotel na Zona Sul do Rio de Janeiro. A programação contou com a discussão sobre alianças em torno da justiça climática, com participação de prefeitos, sociedade civil organizada e instituições.
Leia também: Cachoeira em Maricá é oficializada como Patrimônio Cultural, Turístico e Paisagístico do Estado
Leia também: Maricá é destaque na Câmara dos Deputados ao compartilhar experiência com a Tarifa Zero
Maricá foi representada pelo secretário de Relações Internacionais, Jorge Castor. “Ao debater o clima, reconhecemos a importância fundamental do tema. Em Belém, será apresentado um documento crucial para a preservação ambiental global, com foco especial na América Latina e no Caribe, regiões que necessitam de maior resiliência, embora possuam vasta riqueza natural. Parabéns à Maricá por sua participação ativa nessas iniciativas”, disse.
Leia também: Políticas sociais e econômicas de Maricá viram exemplo para o estado do Amapá
Leia também: COLUNA: Planejamento estratégico em licitações
A ‘Mesa de Diálogo de Líderes Locais sobre Justiça Climática – Caminho para a COP30’ integra o calendário preparatório de incidência política, articulação diplomática e pactuação de posicionamentos estratégicos que antecedem a COP30, que acontece entre 10 e 21/11 em Belém (PA), e teve por principal objetivo reforçar o protagonismo das cidades no processo de governança climática.
O encontro teve, ainda, um debate sobre a construção de uma coordenação entre agendas urbanas e climáticas, buscando estabelecer pontos de conexão entre processos globais e realidades territoriais.



